Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LÍNGUA GEOGRÁFICA


Língua geográfica (Glossite migratória benigna ou Eritema migratório)

Língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é um distúrbio benigno cuja principal característica são as lesões erosivas eritematosas (avermelhadas), com bordas irregulares, cinzento-esbranquiçadas, um pouco salientes, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico e podem migrar de uma área para outra da língua.
Na região das placas, que podem aumentar progressivamente de tamanho, há descamação das papilas linguais filiformes, que têm função abrasiva e formato cônico; enquanto as papilas fungiformes com formato de cogumelo e função gustativa permanecem como pontos mais elevados.
Embora possam manifestar-se em pessoas de qualquer idade, as lesões surgem mais nos primeiros anos de vida e tendem a desaparecer até os sete, oito anos.
A prevalência é maior no sexo feminino.

Causas
Ainda não se conhecem as causas da língua geográfica, mas a condição pode ter caráter hereditário e estar associada a atopias, como asma e rinite alérgica, a deficiências nutricionais especialmente de vitaminas. Ela pode também estar associada à psoríase, estresse emocional e dermatite seborreica.

Sintomas
As lesões não comprometem o paladar e podem permanecer ativas por períodos curtos ou longos, regredir espontaneamente e reaparecer depois.
Embora sejam quase sempre assintomáticas, alimentos condimentados, ácidos ou bebidas alcoólicas podem provocar ardência e queimação.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico e leva em consideração as características das lesões, que mudam de forma e de local. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de cultura e biópsia.

Tratamento
Língua geográfica é uma condição benigna para a qual não existe tratamento específico.
A única medida terapêutica incide sobre os sintomas, quando eles se manifestam.

("Sugestão do blog cantinhopaisefilhos: para meu pequenino o médico indicou nistatina solução para pingar na língua 4 x dia.")

Recomendações
* É muito importante que os portadores de língua geográfica
* Saibam que se trata de uma condição benigna, não contagiosa e que as lesões podem recidivar e desaparecer sem tratamento;
* Evitem ingerir alimentos condimentados e muito quentes para não provocar irritações desagradáveis.

Fonte: www.drauziovarella.com.br

Um comentário:

  1. Gente! Que blog informativo, eu nem sabia que isso existe! Mas é sempre bom ficarmos atentas, né! Beijinhos...

    ResponderExcluir