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domingo, 5 de agosto de 2012

CANTINHO DOS PAIS / PUBLICAÇÕES


27 de Julho de 2012.


Achei muito interessante esta reportagem que saiu na Veja São Paulo de 27- Junho - 2012 Com o tema na capa:
" Como Educar os Filhos" com ROSELY SAYÃO. E em alguns momentos vou transcrever algumas partes para vocês... Os filhos são as coisas mais importantes das nossas vidas! E devemos cuidar de nossas jóias mais preciosas ( filhos), buscando o máximo de conhecimento. NESTE BLOG VOCÊS VERÃO PESQUISAS FEITAS EM REVISTAS MUITO CONCEITUADAS SOBRE A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR, EDUCAR, E PRINCIPALMENTE, PROTEGER NOSSOS PEQUENOS DAS ARMADILHAS DESTE MUNDO. O mundo de hoje nos exige o máximo de atenção, pois estes tempos atuais são difíceis de manejar.

"AUTORIDADE''
''ELES GOSTAM QUANDO VOCÊ MOSTRA QUE MANDA"


"Segundo Rosely Sayão, os pais não devem esmorecer diante dos sinais de rebeldia dos filhos. " Se falou algo 50 vezes e não resolveu, fale 500. Quando temos um filho, transformamos nossa casa em campo de batalha. Todos os dias, ele vai olhar para você e pensar:' Qual é a sua? Quem é que manda aqui?' Até os 12 anos, tem que ficar claro que são vocês. A partir dessa faixa, ele pode começar a decidir só um pouquinho, depois outro tanto, até chegar por volta dos 20 anos, idade em que administra a própria vida. O processo educativo é um embate, mas se engana quem pensa que o filho reprova quem mostra autoridade. Ele gosta, porque precisa de um referencial. O papel de pai e mãe é o de careta, os mais novos é que têm que ser modernos. E hoje você vê os adultos parecendo mais transgressores do que os jovens. Também vejo besteiras, como premiar com dinheiro a arrumação do quarto, deixando de ensinar o princípio da obediência. Sugiro, porém, atenção para ser coerente em punições. Se ele gasta o limite de crédito do celular para aquela semana, não adianta gritar, tirar o videogame e depois bancar a recarga. Deixe que ele fique sem o telefone para enxergar as consequências do seu ato." "

"PRIVACIDADE"


"Os adultos agem de forma acertada ao se manter vigilantes para ver se está tudo certo. Acho pior as mães que não tomam atitude, dizendo que confiam nos filhos. Isso me arrepia, porque elas pressupões que eles sabem o que fazem - e eles não sabem. São pessoas em formação, que precisam ser educadas para a vida."

''DROGAS''
"ACHOU MACONHA? FAÇA ESCÂNDALO"

"Nada é simples ao tratar de drogas. A primeira coisa a fazer como prevenção é não construir uma rotina em casa na qual o uso de determinadas substâncias, como álcool e calmantes, aparece como algo que pode tornar a vida mais fácil. Falar sobre o assunto quando as crianças são pequenas adiante um pouco - para elas, os entorpecentes são do universo de criminosos, muito distante da realidade. Quando os filhos chegam à adolescência, uma reportagem de jornal ou um filme com o tema pode ser o caminho para puxar o assunto, falar sobre saúde, valorização da vida. O terrorismo que as escolas adotam não tem funcionado, e acho necessário tentar outras formas de comunicação. Nada é garantia de que ele não vai experimentar, mas educação é isso: fazer tentativas. Entretanto, se o filho já se aproximou dessas substâncias, é preciso mostrar convicção e reforçar o que pensa a respeito. Se eu pegasse um cigarro de maconha escondido na gaveta, faria um escândalo, ficaria mais de olho, limitaria as saídas.
Mudar de colégio para alternar o círculo dos amigos é uma possibilidade, mas também sem certeza de acerto. O que não dá é a omissão. Quem observa bastante o filho, em vez de chegar em casa e ficar a noite toda vendo televisão, reduz muito o risco de descobrir algo quando as coisas estiverem graves."

''FALTA DE TEMPO''
"É UM ERRO CULPAR - SE POR TRABALHAR MUITO"

"O maior problema não são as poucas horas , mas os erros na tentativa de compensá-las. Com frequência, os pais querem desfrutar a presença da criança, priorizam agradá-la e abrem mão da educação. Ser afetuoso e brincar com ela não significa deixar de ter firmeza quando necessário. Agora, se acha que consegue conciliar tudo, pode rever seus planos, fazer concessões no trabalho. Só não dá para deixar de lado o seu papel, como é comum. "


"A coerência das idéias é o que mais importa." Discurso e ações com coerência.

'' NAMORO E SEXO''
"NÃO ESTÁ NA IDADE? PROÍBA"


" Quando crianças começam a perguntar sobre sexo, muitos se assustam. Não é preciso criar fantasmas, pois se trata de uma curiosidade normal. O filho tem direito à verdade, e isso não quer dizer ficar falando sobre tudo sem necessidade. Quando chega a puberdade, levá-lo para conversar com um médico sobra as mudanças do corpo é uma boa. Hoje existem os hebiatras, especialistas em adolescentes, que podem esclarecer suas principais dúvidas, pois com os pais é tudo um pouco constrangedor, e os filhos podem evitar questões que revelem alguma intenção que preferem manter em segredo. Um dia desses uma mãe me disse que daria permissão à filha de 12 anos para namorar, mesmo achando que era cedo demais. Seu argumento: uma negativa levaria a garota a fazer isso escondido. Está errado. Quer proibir, proíba. Se você autorizar o filho nessa idade a agir como adulto, ele passará a pensar que está mais maduro e adotará comportamentos sem seu conhecimento. Ou seja: a proibição não impede que ele faça algo longe dos seus olhos, mas a liberação também não. É melhor, então, deixar claro o que você pensa e orientá-lo a aproveitar aquela idade para outras coisas. Esse papo pode ser um alívio para o adolescente, que sente a pressão dos colegas e tem então uma chance de pôr no 'pai chato' a culpa pelo que deixou de fazer."



''DESEMPENHO''
''SEU FILHO NÃO PRECISA SER O MELHOR DA CLASSE''



'' Em suas palestras nos colégios da capital, a psicóloga costuma perguntar aos adultos presentes:
'Quem aqui era ótimo aluno, daqueles que só tiravam 9 e 10?' Uma minoria levanta os braços. 'E os demais? São fracassados na vida?' As gargalhadas da platéia se seguem à sua reflexão:
'O rendimento se tornou supervalorizado nas últimas décadas. Antes, estudar era garantia de conseguir um bom emprego. Mas o tempo passou e não há mais essa certeza. Considerados esses aspectos, obviamente devemos nos preocupar com o aprendizado, o que não significa só tirar boas notas. Na era da informação, em que o conhecimento está disponível facilmente na internet, o papel da escola é ensinar o aluno a usá-lo com sabedoria. Seu filho não precisa ser o melhor da classe, e cobrar isso dele não é muito justo, já que em uma turma existe apenas um primeiro lugar.''

''CONVIVÊNCIA''
''OS PAIS EXAGERAM NO MEDO DE BULLYING''

''Antes, quando alguém baixinho, de óculos, era chamado de gnomo de jardim, quatro olhos, ficava ofendido com isso, mas a mágoa uma hora passava. Hoje em dia, quando todo mundo fala em bullying, os pais se acham no dever de interferir, colocam uma lupa em cima da questão e aquilo que era uma chateação se transforma em tragédia. Quase todos os que forem investigar se o filho sofre bullying vão encontrar algo, já que pôr o outro em situação difícil é um dos prazeres das crianças e dos adolescentes - é raro alguém que escape ileso. Se notar atitudes mais intensas, como isolamento, procure o diretor. Mas saiba que os colegas tendem a se mostrar mais enérgicos com o tema do que realmente são. Observo sempre a entrada, a saída e o recreio das turmas: é ali que as agressões aparecem. A escola que quiser enxergar isso verá. O ideal é que se fale coletivamente com a classe sobre a atitude errada, sem citar o exemplo de quem sofre a rejeição, para não haver constrangimento."


Bom pessoal, é isso! Coloquei as partes da reportagem que mais me chamaram atenção e julguei serem mais importantes... Porém a revista tem a matéria mais ampla.
Um beijo à todos!
Fiquem com Deus!!!




Matéria colocada em 11 de Julho de 2012.


Olá pessoal!
Hoje irei transcrever uma dica maravilhosa sobre os melhores brinquedos para o desenvolvimento dos nossos pequeninos!!!
Espero que estejam curtindo meu blog, pois o faço de todo o coração para que seja bom e tenha informações preciosas para cuidarmos de nossos maiores tesouros!

'Revista Despertai! 08 de Agosto de 2004 - 'OS MELHORES BRINQUEDOS'


"Que tipo de brinquedos devo comprar para meu filho? Quanto dinheiro devo gastar?
Se você é pai ou mãe, provavelmente já se fez essas perguntas muitas vezes. Bem, ficará contente de saber que os melhores brinquedos são os mais baratos.
'As crianças se beneficiam mais envolvendo-se e participando ativamente do que observando de modo passivo, assim os brinquedos simples, que exigem criatividade, são melhores do que os ostentosos carrinhos movidos a pilha ou as bonecas que falam, limitando o que a criança pode fazer', diz o livro Motivated Minds - Raising Children to Love Learning ( Mentes Motivadas - Criar Filhos para Gostarem de Aprender). Os brinquedos que acabamos de mencionar talvez sejam 'divertidos no início, mas, em geral, as crianças logo perdem o interesse neles porque não lhes permitem fazer experiências, explorar ou criar'.
Dependendo da idade da criança, os brinquedos que estimulam a mente incluem coisas tão simples como blocos de montar, caixas vazias, papel, material para desenhar e até mesmo areia e água.
'Brinquedos em miniatura, como animais do campo', diz o livro Motivated Minds, ' darão [à criança] a oportunidade de emparelhar, agrupar e comparar, bem como desenvolver suas habilidades de linguagem inventando historinhas'. O livro sugere também instrumentos musicais simples - se você estiver preparado para aguentar o barulho - porque dão uma chance às crianças de explorar os sons e suas características.
As crianças têm imaginação vívida e anseiam aprender e brincar. Então, por que não ajudá-las nesses três aspectos escolhendo sabiamente os brinquedos para elas?"


FIM!!!



Matéria colocada em 05 de Julho de 2012.


Oi gente!!!
Achei hoje uma matéria excelente sobre aprendizagem. Cópia na íntegra. Revista Despertai! 8 de Agosto de 2004 - JOVEM OU IDOSO - ENCONTRE SATISFAÇÃO EM APRENDER - Aproveitem!

"NASCIDOS PARA APRENDER"


"O cervo recém-nascido é guiado pelo instinto a se pôr de pé, em suas pernas longas e trêmulas , e seguir a mãe.
O bebê humano, por outro lado, talvez não ande até completar um ano. Mas os humanos são dotados de um cérebro incrivelmente superior ao de qualquer animal. Essa superioridade se reflete na curiosidade insaciável da criança e na empolgação pela descoberta e pelo conhecimento.
A fim de satisfazer essa curiosidade, bebês normais e saudáveis transformam seu mundo numa área de exploração. Se lhes dermos um objeto, eles o estudarão com todos os sentidos, inclusive o paladar. E a experiência não se limita a isso. Como os pais sabem, os bebês derrubam, batem, sacodem e quebram as coisas - muitas vezes com grande alegria - no desejo de entender e experimentar o mundo que os rodeia.
A sede de conhecimento torna-se mais evidente quando começam a falar - o que já é por si só uma incrível façanha! Parece que da noite para o dia as crianças se transformam na interrogação em pessoa. Uma enxurrada de perguntas do tipo 'Por que isso?', 'Por que aquilo?', jorra sem parar de sua boca testando a paciência de muitos pais. Elas ''adquirem muito de seu aprendizado com grande empolgação e entusiasmo", disse o autor John Holt. Alguns anos mais tarde, as crianças começam um novo ciclo de aprendizagem - um mundo de professores, livros, carteiras e talvez centenas de outras crianças. Infelizmente, depois de anos da escola, muitos jovens demonstram menos interesse em aprender. Alguns até passam a ver a escola como estressante e enfadonha. Talvez certas matérias ou certos professores não sejam motivadores. Ou ainda, a pressão para tirar boas notas os deixe com ansiedade insuportável. Se forem adquiridas nesse período, tais atitudes negativas poderão persistir na vida adulta ou mesmo até a velhice, fazendo com que os que desenvolveram esse comportamento evitem tudo o que tem a ver com concentração, estudo ou pesquisa. Os idosos têm um obstáculo adicional para vencer - a crença de que a idade avançada automaticamente diminui a capacidade de aprendizagem. Mas, como veremos, esse ponto de vista é injustificado.
Gostaria de aumentar sua habilidade e motivação de aprender, independentemente de sua idade? Se você é pai ou mãe, deseja que seus filhos sejam melhores alunos e gostem de aprender, tanto nos anos escolares como depois? Em caso afirmativo, leia os próximos artigos."

"COMO ESTIMULAR O DESEJO DE APRENDER"


"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele" - Provérbios 22:6


"Já tentou fazer uma criança dormir enquanto algo interessante acontecia?
Mesmo cansada, chorando e até irritada, ela se esforça para ficar desperta e não perder nada. Sua 'necessidade de entender o mundo e ser capas de fazer as coisas é tão profunda e tão forte quanto sua necessidade de comer, de descansar ou de dormir. Às vezes pode ser ainda mais forte ' escreve o autor John Holt.
O desafio é fazer com que as crianças mantenham o desejo de aprender durante toda a vida, incluindo,é claro, os anos escolares. Embora não exista uma fórmula segura para o sucesso, há muitas estratégias que pais, professores e crianças podem pôr em prática. Mais importante do que qualquer estratégia , porém, é o amor. "

"DEIXE O AMOR REVELAR O QUE HÁ DE MELHOR"


"As crianças precisam do amor dos pais. O amor lhes dá um senso de segurança, fazendo com que tenham mais vontade de se comunicar, fazer perguntas e explorar o mundo à sua volta.
O amor move os pais a conversar regularmente com os filhos e a mostrar interesse em sua educação. Pesquisas indicam que 'os pais parecem ser a influência primária sobre a motivação da criança para aprender', salienta o livro Eager to Lear - Helping Children Become Motivated and Love Learning ( Ansiosas por Aprender - Como Motivar Crianças a Gostar de Aprender). Os efeitos dessa influência são mais profundos quando os pais trabalham junto com os professores. 'Nenhuma força é tão poderosa para reavivar a motivação de uma criança para aprender quanto a colaboração entre os pais e o professor', declara o livro.
Os pais também influenciam a capacidade de aprendizagem dos filhos. Num estudo a longo prazo envolvendo 43 famílias, relatado no livro Inside the Brain (Dentro do Cérebro), os pesquisadores ' descobriram que os filhos de pais que conversavam bastante com eles [ durante os três primeiros anos de vida] tinham QI [ quociente de inteligência] notavelmente mais elevado do aqueles cujos pais não conversavam muito'. O livro acrescenta que 'os pais que mais conversavam com os filhos tendem a elogiar suas realizações, responder suas perguntas, fornecer orientações em vez de dar ordens, usando uma diversidade de palavras com diferentes sentidos'. Se você é pai ou mãe , tem uma comunicação regular e significativa com seus filhos?"

"O AMOR É BONDOSO E COMPREENSIVO"


"Os filhos têm diferentes habilidades e aptidões. Naturalmente, os pais não devem permitir que essas diferenças influenciem no seu amor por eles. No entanto, no mundo atual, as pessoas com frequência são julgadas segundo suas habilidades, o que pode fazer com que alguns filhos 'encarem as conquistas que podem ser obtidas por meio de competição como um teste para determinar seu valor pessoal', diz o livro Thinking and Learning Skills ( Habilidades de Raciocinar e de Aprender). Além de fazer com que os filhos se sintam ' facilmente ameaçados pelo fracasso', essa crença pode também causar indevida ansiedade e estresse. A revista India Today observa que a ansiedade resultante da pressão acadêmica e da falta de apoio familiar é considerada um fator-chave para o aumento de nos índices de suicídio de adolescentes na Índia, que triplicaram nos últimos 25 anos. Serem os filhos tachados de 'burros' ou 'imbecis' pode também resultar em dano emocional. Tais observações cruéis desestimulam a aprendizagem, em vez de incentivá-la. Os pais devem ser sempre bondosos e amorosos , apoiando o desejo natural que o seu filho tem de aprender - e no seu próprio ritmo, sem que tenha medo de ser humilhado. (1 Coríntios 13:4). Se a criança tem problema de aprendizagem, pais amorosos procuram ajudá-la, nunca fazendo com se sinta tola ou inútil. Isso pode exigir paciência e tato, mas certamente vale a pena o esforço. Como cultivar esse amor? Ter um ponto de vista espiritual é um passo importante."

'UM PONTO DE VISTA ESPIRITUAL SERVE DE EQUILÍBRIO'


"A espiritualidade baseada na Bíblia é especialmente valiosa por várias razões.
Por um lado, ajuda-nos a colocar a aprendizagem secular na perspectiva correta, encarando-a com importante, mas não como a coisa mais importante. A matemática, por exemplo, pode ser de muita utilidade prática, mas não pode fazer com que alguém tenha princípios morais.
A modéstia é outra faceta da espiritualidade baseada na Bíblia. (Miquéias 6:8) Pessoas modestas aceitam suas limitações e não se deixam influenciar pela ambição intensa e competição acirrada, tão evidentes em muitas instituições de ensino. Essas tendências prejudiciais 'podem deixar as pessoas deprimidas', diz India Today. Quer sejamos jovens quer idosos, nos saímos muito melhor quando acatamos o conselho inspirado da Bíblia: 'Não fiquemos egotistas, atiçando competição entre uns e outros, invejando-nos uns aos outros.' Mas, prove cada um quais são as suas próprias obras, e então terá causa para exultação, apenas com respeito a si próprio e não em comparação com outra pessoa.' Gálatas 5:26; 6:4
Como os pais podem aplicar isso na educação dos filhos? Uma maneira é por incentivar cada filho a estabelecer alvos pessoais e fazer comparações com o que fez anteriormente. Por exemplo, se seu filho fez há pouco tempo uma prova de matemática ou de português, peça-lhe que compare os resultados atuais com os obtidos numa prova anterior. Daí, dê elogios ou encorajamento adequados. Dessa forma, você o ajudará a estabelecer alvos atingíveis, a monitorar seu próprio progresso e a lidar com qualquer fraqueza, ao passo que não o compara com outros.
No entanto, hoje em dia, alguns jovens competentes preferem não se sair bem na escola por medo de serem ridicularizados. Alguns adotam o ponto de vista de que 'ser aluno aplicado não é encarado com bons olhos'. Será que ter um ponto de vista espiritual nesse caso pode ser de ajuda? Com certeza! Considere o que diz Colossenses 3:23 : " O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas." Pode haver motivo maior para se esforçar diligentemente do que agradar a Deus? Tal ponto de vista nobre dá à pessoa a força necessária para resistir à influência prejudicial dos colegas."

'ENSINE OS FILHOS A GOSTAR DE LER'


"A leitura e a escrita são essenciais para uma boa educação - secular e espiritual. Os pais podem promover o gosto pela matéria escrita lendo para os filhos desde a infância. Daphne, que trabalha como revisora, sente-se grata por seus pais terem lido para ela regularmente quando criança. Ela explica: '' Eles estimulavam em mim o gosto pela matéria escrita. Em resultado disso, antes de ir à escola eu já sabia ler. Meus pais também me ensinaram a fazer pesquisas, para que eu mesma pudesse encontrar respostas às minhas perguntas. Esse treinamento tem sido de valor inestimável até hoje." Por outro lado, Holt, citado anteriormente, adverte que ler para as crianças ' não é um tipo de pílula mágica'. E diz ainda: ' Se a leitura não for divertida para os pais e para as crianças, fará mais. mal do que bem... Mesmo crianças que gostam que se leia para elas em voz alta... não sentem prazer quando percebem que os pais não gostam de fazer isso.' Assim Holt sugere que os pais escolham livros que eles também gostem, lembrando-se de que os filhos podem querer ouvir a leitura desses livros muitas vezes!
Dois livros que milhões de pais em todo o mundo gostam de ler para seus filhos são Aprenda do Grande Instrutor e Meu Livro de Histórias Bíblicas, publicados pelas Testemunhas de Jeová. Especialmente preparadas para as crianças , essas publicações estão repletas de ilustrações, estimulam o raciocínio e ensinam princípios bíblicos.
Timóteo, um cristão do primeiro século, foi abençoado porque a mãe e a avó tinham muito interesse em sua educação, especialmente a educação espiritual. (2 Timóteo 1:5; 3:15). Timóteo tornou-se excepcionalmente responsável e confiável - qualidades que a aprendizagem secular por si só não pode produzir. ( Filipenses 2: 19,20; 1 Timóteo 4:12-15). Hoje as congregações das Testemunhas de Jeová ao redor do mundo têm em seu meio muitos excelentes 'Timóteos' - rapazes e moças - , graças a pais amorosos e de mentalidade espiritual."

'ENSINE COM ENTUSIASMO'


"Para os professores que querem instilar amor pela aprendizagem, 'uma palavra resume tudo - entusiasmo' diz o livro Eager to Learn ( Ansiosas por Aprender). 'Pela própria presença, professores entusiásticos mostram aos alunos que amam o que estão ensinando, e eles irradiam esse conceito com vitalidade.'
Mas nem todo pai, mãe ou professor consegue demonstrar tal entusiasmo. Bons alunos, portanto, procuram motivar a si mesmos por encarar a aprendizagem como sua própria responsabilidade. Afinal, diz o livro já mencionado, ' ninguém estará com os filhos pelo resto da vida para ajudá-los a estudar, a realizar um trabalho de qualidade, a pensar e a fazer o esforço extra que desenvolve habilidades excelentes.'
De novo isso enfatiza que o lar, e não a escola, é o mais importante na hora de as crianças aprenderem valores. Pais, vocês são entusiásticos no que diz respeito à aprendizagem? Será que seu propicia um ambiente para aprendizagem salutar, que enfatiza os valores espirituais? (Efésios 6:4) Lembre-se de que tanto seu exemplo como seu ensino influenciarão seus filhos por muito tempo depois de eles terminarem os estudos e saírem de casa. Veja o quadro "Famílias que tornaram a aprendizagem um sucesso" a seguir."

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'FAMÍLIA QUE TORNARAM A APRENDIZAGEM UM SUCESSO'


"Os seguintes hábitos e características podem ajudar sua família a tornar a aprendizagem um sucesso:


  • Lembrar amorosa e constantemente os filhos do elevado, mas razoável, padrão de comportamento que se espera deles;
  • Encarar o trabalho diligente como chave para o sucesso;
  • Manter um estilo de vida ativo, não sedentário;
  • Toda semana, gastar muitas horas em casa com a aprendizagem dos filhos e atividades que incluem lições de casa, leitura com lazer, passatempos, projetos em família, tarefas e treinamento para realizar serviços domésticos;
  • Encarar a família como sistema de apoio mútuo e ajuda para resolver problemas;
  • Fazer com que as regras domésticas sejam bem entendidas e coerentemente cumpridas;
  • Manter contato frequente com os professores;
  • Dar ênfase ao crescimento espiritual."
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"MANEIRAS DE APRIMORAR A APRENDIZAGEM E TORNÁ-LA MAIS AGRADÁVEL"

  • "MOSTRE INTERESSE - Envolva-se com alguma coisa e você a aprenderá com mais facilidade. O livro Motivated Minds - Raising Children to Love Learning ( Mentes Motivadas - Criar Filhos para Gostarem de Aprender) observa: ' Os pesquisadores mostram decisivamente que, quando as crianças estudam porque gostam, sua aprendizagem é mais profunda, significativa e duradoura. São também mais persistentes, criativas e dispostas a realizar trabalhos desafiadores.'
  • RELACIONE A APRENDIZAGEM COM A VIDA - O autor e educador Richard L Weaver II escreve: ' Quando existe uma ligação direta entre o que se aprende na sala de aula e sua experiência prática, é como uma descarga elétrica que acende a luz do conhecimento.
  • PROCURE COMPREENDER - Quando as pessoas procuram entender algo , estimulam o raciocínio e a memória. Decorar às vezes é apropriado, mas não substitui a compreensão. 'Com tudo o que adquirires, adquire compreensão. Estima-a muito, e ela te exaltará, 'diz Provérbios 4: 7,8.
  • CONCENTRE-SE - 'A concentração é essencial para a aprendizagem' explica o livro Teaching Your Child Concentration ( Ensine Seu Filho a Se Concentrar). ' É tão importante que é chamada de pré-requisito fundamental da inteligência e é até comparada à própria inteligência.' A concentração pode ser ensinada. Uma chave para isso é começar com breves períodos de estudo e aumentá-los gradualmente.
  • PARAFRASEIE - Os estudantes mais competentes são peritos em paráfrases, diz o Dr Mel Levine em seu livro A Mind at a Time (Uma mente por Vez). Parafrasear reduz a informação a porções menores e administráveis, que são mais fáceis de lembrar. Pessoas que fazem boas anotações utilizam esse princípio não anotando palavra por palavra.
  • ASSOCIE - Em The Brain Book ( O Livro do Cérebro), Peter Russell compara as memórias a ganchos suspensos em memórias anteriores. Em resumo, o ato de recordar é aprimorado quando você associa claramente coisas novas com o que já sabe. Quanto mais associações fizer, mais se lembrará.
  • VISUALIZE - Imagens vívidas perduram. Por isso, visualize a matéria sempre que possível. Pesquisadores de técnicas de memorização usam esse método, muitas vezes criando quadros mentais exagerados ou humorísticos com ajuda para a memória.
  • RECAPITULE - No prazo de 24 horas podemos esquecer mais 80% do que estudamos. Por fazer uma recapitulação breve depois de uma sessão de estudo, e novamente um dia, uma semana, um mês e até mesmo seis meses mais tarde, melhoraremos muito nossa memória, chegando a um aproveitamento de quase 100%."
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'RECONHEÇA QUE AS PESSOAS APRENDEM DE MANEIRAS DIFERENTES'


"Nenhuma mente é igual a outra; cada uma tem a sua própria maneira de aprender. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, o Dr. Mel Levine, em seu livro A Mind at a Time ( Uma Mente por Vez), declara: ' Tratar todas as crianças da mesma forma significa tratá-las de modo injusto. Crianças diferentes têm necessidades de aprendizagem diferentes e elas têm o direito de ter suas necessidades atendidas.
Por exemplo, algumas pessoas compreendem e se lembram melhor de idéias quando vêem quadros ou diagramas. Outras preferem a palavra escrita ou falada - melhor ainda, talvez uma combinação de ambas. ' A melhor maneira de lembrar alguma coisa é mudá-la, transformar a informação de algum modo', diz Lavine. 'Se ela é visual, transforme-a em verbal, se é verbal, crie um diagrama ou um quadro mental disso.' Esse método faz com que o estudo não apenas dê bons resultados, mas também seja agradável.
Obviamente, você talvez tenha de analisar que método funciona melhor no seu caso. Hans, um ministro cristão de tempo integral, dirigiu um estudo bíblico George, um homem idoso que tinha apenas a educação básica. George tinha dificuldades para compreender os pontos e lembrar-se deles. Assim Hans procurou ilustrar as idéias-chave com desenhos simples. 'Foi um marco na vida de George', diz Hans. 'De fato, ele começou a compreender e a reter idéias tão bem que surpreendeu a si mesmo! Quando descobri como sua mente funcionava, constatei que ele era mais inteligente do eu imaginava. Logo, ele começou a se sentir mais confiante e a aguardar com interesse nossas lições como jamais havia feito.'"

'NUNCA É TARDE DEMAIS PARA APRENDER'


"O que o cérebro pode fazer relaciona-se diretamente a se ele é usado ou não, diz Inside the Brain (Dentro do Cérebro). 'Ele é o maior exemplo de 'use-o ou perca-o, e está sedento de adquirir novas habilidades.' O livro diz também: ' Assim como os exercícios físicos mantêm o vigor das pessoas até a faixa dos 70 aos 90 anos, pesquisadores têm demonstrado que exercícios mentais podem fazer o mesmo pelo cérebro de pessoas de mais idade. O envelhecimento por muito tempo foi considerado um declínio irreversível que acabava em confusão mental. Mas a nova pesquisa mostra que o cérebro acaba se deteriorando só quando não é exercitado. Além disso, as pessoas não perdem quantidades maciças de células cerebrais todos os dias à medida que envelhecem, como se pensava.' Uma grande redução nas funções mentais geralmente é sinal de doença, inclusive doenças cardiovasculares.
É verdade que um pequeno declínio no desempenho mental pode ocorrer na idade avançada, mas não necessariamente de modo crítico. Pesquisadores dizem que o cérebro ativo resiste à deterioração - e ainda mais se a pessoa tiver também uma boa rotina de exercícios físicos. 'Quanto mais a pessoa aprende, mais aumenta sua capacidade de aprendizagem. Quem está sempre aprendendo é um aprendiz melhor', diz o livro Elderlearning - New Frontier in an Aging Society ( Idosos que Continuam a Aprender - Nova Fronteira na Sociedade em Envelhecimento).
Esse fato foi demonstrado em um estudo feito na Austrália, durante 20 anos, com pessoas de 60 a 98 anos. A queda na pontuação de inteligência de muitos participantes foi de apenas 1% ao ano. Contudo, 'algumas pessoas, incluindo quem já tinha 90 anos ou mais, não apresentaram queda', diz o relatório. 'Em geral, essas pessoas haviam participado em experiências de aprendizagem sistemática, envolvendo o estudo de uma língua e/ou de um instrumento musical.'
George, mencionado anteriormente, tinha mais de 70 anos quando começou a estudar a Palavra de Deus. Também Virginia, agora com mais de 80 anos, e seu falecido marido, Robert, começaram a estudar a Bíblia já idosos. Virginia diz: ' Embora fosse quase cego, Robert dava breves palestras bíblicas no Salão do Reino baseadas nos esboços que ele havia memorizado. E eu, que nunca gostei de ler, agora gosto muito. De fato, hoje de manhã cedo li uma revista Despertai! inteira.'
George, Robert e Virginia são apenas três dos muitos exemplos de idosos que desafiam os estereótipos e usam bem a mente. Pesquisas mostram que 70 ou 80 anos de aprendizagem são para o cérebro com uma gota de água num tambor - pequena e insignificante. Por que o cérebro tem essas enormes reservas?"

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'PROJETADO COM A CAPACIDADE DE APRENDER SEMPRE'

" Na cabeça de cada pessoa há uma formidável usina de idéias, um órgão compacto e eficiente cuja capacidade parece - quanto mais aprendemos sobre ele - expandir-se cada vez mais rumo ao infinito." TONY BUZAN E TERENCE DIXON, REDATORES DE CIÊNCIA.
Quanto o cérebro humano pode aprender?
Essa questão continua a fascinar e intrigar os pesquisadores. Em The Brain Book ( O Livro do Cérebro), Peter Russell escreve: ' Quanto mais se aprende sobre o cérebro humano, mais de descobre que sua capacidade e seu potencial estão bem além das conclusões anteriores.
A respeito da mamória, por exemplo, nosso cérebro tem uma capacidade enorme. ' A memória não é como um recipiente que gradualmente fica cheio', diz Russell, ' ela se parece mais com uma árvore que produz ganchos onde as memórias são penduradas. Tudo o que você lembra é outro grupo de ganchos onde novas memórias podem ser colocadas. Assim, a capacidade de memorizar está em constante crescimento. Quanto mais você sabe, mais pode saber'. Isso nos leva de volta às questão anterior : Por que o cérebro humano tem essas enormes reservas não utilizada?
A teoria da evolução não oferece nenhuma resposta razoável. Por confiar firmemente no conceito da sobrevivência do mais apto, a evolução faz com que pessoas de reflexão sintam-se perplexas a respeito do que fez o cérebro humano desenvolver sua enorme capacidade. Como ilustração, por que fazer um grande caminhão se tudo o que você vai carregar é areia de uma única pá?
No entanto, a Bíblia oferece uma animadora explicação simples, porém lógica. Primeiro, Adão e Eva - foram feitos à imagem de Deus, capazes de refletir Suas qualidades maravilhosas. Segundo, explica que eles foram projetados para viver - e, portanto, aprender - para sempre. (Gênesis 1:27; 2:16,17). O cérebro humano reflete esse propósito divino, ainda que atualmente de modo imperfeito devido à introdução do pecado na família humana. - Romanos 5:12.
Mas o propósito de Deus de que a Terra fique cheia de humanos perfeitos e que o respeitem, vivendo no Paraíso, se realizará. Jeová enviou seu filho unigênito, Jesus Cristo, como sacrifício de resgate em nosso favor, a fim de que pudéssemos ganhar a vida eterna. ( Mateus 20:28 e João 3;16). "


'O MELHOR ALIMENTO MENTAL'


"Jeová também nos forneceu sua Palavra inspirada, a Bíblia Sagrada. (2 Timóteo 3:16; 2Pedro 1:21). Por ter sido produzido pelo espírito santo, não é exagero dizer que esse livro contém o melhor alimento mental e espiritual para a humanidade.(Salmos 19:7-10).
De fato, o próprio Jesus disse, 'O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová'. - Mateus 4:4
Então, quer seja jovem ou idoso, por que você não reserva um pouco de tempo todo dia para ler as 'pronunciações' preciosas de Deus?
Os que fizerem isso e aplicarem o que aprendem se beneficiarão tanto agora como no futuro. Sim, podem alegrar-se com a perspectiva de viver e de aprender para sempre, como era o propósito original de Deus.
Que esperança maravilhosa! - Eclesiastes 3:11 - João 17:3"


FIM!!!



Matéria colocada em 02 de Julho de 2012.


Olá!!!
Hoje a matéria abordada e transcrita será da Revista Despertai! de Abril de 2009 com um assunto muito importante / interessante a respeito de nossos filhos na escola.

'PRESSÃO DENTRO E FORA DA ESCOLA'
"ESTUDANTES ESTRESSADOS"


''Jennifer, de 17 anos, estava entre os alunos com as melhores notas de sua classe. Participava em muitas atividades extra curriculares e tinha o respeito dos professores e orientadores educacionais.
Mas, um ano antes de se formar ela começou a ter fortes dores de cabeça e frequentes crises de náusea. Ela acha que ficou doente por causa dos longos períodos de concentração intensa gastos com tarefas escolares e por dormir pouco.


O caso de Jennifer não é o único. O número de estudantes enfrentando altos níveis de estresse na escola parece estar aumentando, e alguns procuram ajuda psiquiátrica. Por causa disso, um grupo de educadores americanos criou um programa de ajuda para aliviar a tensão no ambiente escolar. O programa é chamado Desafie o Sucesso.


Se você é estudante, talvez esteja passando por uma situação igual à de Jennifer. Ou se você tem filhos, talvez perceba a constante pressão que eles enfrentam para ser bem - sucedidos na escola. Será que existe uma fonte de orientações eficazes que pode ajudar estudantes e seus pais?''

''TENHO MUITO QUE FAZER''


"Levantadores de peso olímpicos não tentam quebrar recordes todos os dias. Eles treinam regularmente com pesos mais leves e assim ganham força para os mais leves e assim ganham força para os mais pesados. Se ficassem o tempo todo treinando no limite, sobrecarregariam os músculos e as juntas e colocariam sua carreira em risco.
De modo similar, se você ainda estuda, é provável que se esforce muito na escola. E quando recebe tarefas difíceis ou está em época de provas, o esforço é ainda maior. Mas e se você passasse o dia inteiro só estudando e cumprindo outras obrigações? Talvez achasse difícil se alimentar direito ou dormir bem à noite. Poderia até ficar doente por causa do constante alto nível de estresse. É assim que você se sente agora?"

''É DEVER DE CASA QUE NÃO ACABA MAIS!''


"A cada novo ano letivo, percebo que os deveres de casa aumentam e ficam mais difíceis.Demora muito fazê-los", diz Hiroko, uma aluna de 15 anos do Japão. "Há muitas outras coisas que quero fazer, mais preciso entregar o dever de casa no dia seguinte. Às vezes, fico muito ansiosa.". Sveltlana, uma jovem de 14 anos na Rússia, comenta o seguinte: " Fazer o dever de casa está cada vez mais difícil. Todo ano tenho mais matérias para estudar e os professores passam ainda mais coisas. Além disso, cada professor acha que sua matéria é mais importante que as outras. É difícil fazer todas as tarefas com equilíbrio.''
Por que se dá tanta importância aos deveres de casa?
Gilberto, de 18 anos no Brasil, escreveu: " Os professores dizem que querem nos preparar para o extremamente competitivo mercado de trabalho.'' Mesmo que esse seja o caso, você talvez se sinta sobrecarregado com tanto dever de casa. Mas você pode reduzir o estresse por mudar seu conceito sobre as tarefas escolares e por tomar medidas práticas para se organizar.
Encare a grande quantidade de dever de casa como um treinamento necessário para se tornar um adulto bem-sucedido. Embora pareça que esses deveres nunca acabam, seus anos de escola terminarão mais rápido do que imagina. Quando começar a trabalhar para se sustentar, reconhecerá a importância de ter cumprido aquelas tarefas difíceis. Você 'verá o que é bom por causa do trabalho árduo' realizado durante a fase escolar. - Eclesiastes 2:24.
Você pode reduzir grande parte do estresse por ter autodisciplina e ser organizado. ( Veja o quadro '' Maneiras práticas de reduzir o estresse''.)
Se criar o hábito de entregar o dever de casa bem feito e com pontualidade, é provável que seus professores confiem mais em você e queiram ajudá-lo. Numa relação de confiança assim, caso surgisse algum imprevisto e você avisasse o professor com antecedência que não conseguiria entregar no prazo, não acha que ele levaria em conta sua situação? Um servo de Deus chamado Daniel '' era digno de confiança, e não se achava nele nenhuma coisa negligente ou corrupta''. Por causa de sua diligência no trabalho, Daniel conquistou a admiração e a confiança do rei. ( Daniel 6:4). Se imitar o zelo de Daniel ao fazer suas tarefas da escola, talvez receba mais consideração quando precisar.
Será que prestar atenção nas aulas, fazer o dever de casa e entregar os trabalhos no prazo vão eliminar todo o estresse relacionado à escola? Não, mas parte do estresse que restar talvez seja positivo, causado simplesmente pelo desejo de se sair bem. Nesse caso, você talvez crie gosto por aprender e deseje tirar proveito das aulas, em vez de apenas procurar se livrar logo das tarefas da escola.
Como foi dito, esse tipo de estresse é positivo e benéfico Mas você talvez enfrente um tipo prejudicial e desnecessário de estresse."
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"MANEIRAS PRÁTICAS DE REDUZIR O ESTRESSE


# Você perde muito tempo tentando achar algo em meio a tantos papéis e cadernos? Algumas pessoas precisam de ajuda para se organizar melhor. Não tenha vergonha de pedir sugestões.


#Você costuma protelar as coisas? Faça um teste: esforce - se para terminar uma tarefa antes do tempo. Você ficará surpreso com a sensação de alívio e satisfação e talvez se sinta motivado a parar de adiar suas tarefas escolares.


# Você fica sonhando acordado durante as aulas? Tente o seguinte: por uma mês, escute atentamente as explicações em sala de aula e faça boas anotações para consultá-las depois. Talvez fique surpreso ao ver que seu dever de casa ficará mais fácil. Isso reduzirá seu estresse na escola.


# Você talvez faça cursos adicionais ou tenha escolhido matérias eletivas na intenção de ajudar sua formação escolar, mas que consomem muito mais tempo e energia. Será que são mesmo necessários? Fale com seus pais. Peça opinião de alguém que tenha um conceito equilibrado sobre educação. Talvez descubra que essas matérias e cursos adicionais não acrescentam muito à sua formação acadêmica."


FIM!!!

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